5.21.2010

O que ando a ler..





"Havia no rosto dela sangue clássico. Os pais dela eram vultos famosos da historia do Direito. Eu nunca fui apreciador de poesia até que ouvi uma mulher recitar-nos aqueles versos. E ali no deserto, ela trouxe
para o nosso seio os seus tempos de faculdade, ao descrever  as estrelas - com  as mesmas graciosas metáforas  com que Adão ternamente instruiu uma mulher:

Estas, pois, despercebidas embora na noite cerrada,
Não brilham em vão, nem crêem,embora ermo de homens o mundo,
Que faltem ao Céu espectadores, a Deus louvores;
Milhões de Seres espirituais a Terra habitam 
Invisíveis, quer velemos quer durmamos:
E todos, em perpétuo louvor, suas obras contemplam,
De dia como de noite: quantas  vezes do fundo
De um ressonante Monte  ou Bosque  não ouvimos 
Vozes celestiais ao céu nocturno ascendendo
Solitárias, ou em notas se respondendo 
Cantando o seu sublime Criador... 
Essa noite enamorei-me de uma voz. Uma voz apenas. Não queria ouvir mais nada. Pus-me de pé e afastei-me dali. " 

in O Doente Inglês of Michael Ondaatje 


1 comentário: